segunda-feira, 19 de abril de 2010

AVENTURA EM ÁFRICA - REVIVER MOÇAMBIQUE








No dia 20 de Março de 2010, Sábado, partia de Lisboa com destino ao Maputo, um pequeno grupo de amigos para a "viagem das suas vidas".
Alguns havia já mais de 35 anos que não voltavam...Emoções fortes, alegria e... muita expectativa.








Maputo - Praça Mac-Mahon




Agora com este bonito Casino...(junto à marginal)







A caminho da Costa do Sol...







Porquê, chamar-lhe "uma aventura em África"?!

Sim, agora é quase uma "aventura" fazer o que fizémos, ir do Norte ao Sul em "mini-bus"(Beira/Maputo), para conhecermos outras praias, outras paisagens e outras "gentes", como por exemplo, Vilanculos e Inhambane (a terra da boa gente) e levar 10 ou 11 h para fazer 400/500Kms, etc...

Embarcámos inicialmente apenas 7, mas o grupo era constituído por oito: eu e marido, Ilda Santos e dois filhos (a Lídia e o Pedro, que se integraram muito bem no grupo), a Maria João F.Lopes o Carlos Matos que era de António Enes, mas amigo da Ilda da Faculdade, e por fim a Maria de Jesus M. Ferreira que só poderia embarcar dia 22 (Segunda).
Gastar o mínimo e ver muito, era o nosso lema...




Alugámos um Mini-bus para o grupo de 8 que andava sempre carregadinho (cheio de bagagem que ía aumentando com as compras), principalmente da Maria Jesus, que queria ajudar "todos nas suas pobrezas" e se entusiasmava com tudo, porque "belo, e barato" (conchas, pau preto, pau rosa, castanha de caju, capulanas).

A pedinchice da garotada é muita e põe-nos indispostos, porque não nos largam, quase forçando-nos a comprar alguma coisa.Mas, como eu sempre digo: a paisagem, os cheiros, a fruta saborosa, o calor, as belas praias, enfim tudo que é natureza, estão lá (embora a desilusão seja grande) ao vêr uma cidade que era linda, florida, de ruas largas e paralelas, bem deliniada, agora tão cheia de buracos e buracões, com lixo por todo o lado, não apetecendo mesmo andar a pé. É realmente uma tristeza para quem volta!

As minhas amigas desiludiram-se com a sua terra, que era chamada NAMPULA a linda cercada de belas serras, como esta.





 



A minha" Nacala, aqui ao lado....

estava um pouco melhor












A Escola Primária







A praia de Fernão Veloso



(vistas do complexo)

Não poderei no entanto deixar de referir que "os antigos", amigos ou apenas conhecidos são, ou melhor, continuam a ser, como nossos "anjos protectores". Querem receber-nos, facilitam-nos a vida, sentimo-nos "em casa" e podemos contar com eles.
Por isso irei começar por contar as "peripércias" mais interessantes e mostrar também coisas novas......

No Domingo dia 21 o grupo, foi almoçar ao Restaurante CRISTAL, no Maputo, com o Manuel da Cruz Viola, o João Taborda e irmã Ema e ainda o Paulo Pires Teixeira que também lá se encontravam.

Uma festa!


E fomos passear pelo:

Jardim dos namorados...





E andámos nos lindos "Tuc-Tuc"

( Mini taxi para passear pela cidade)...


No dia 22 decidimos alugar um jeep e com o João Taborda ir até ao Bilene, onde depois da praia, dum bom almoço, (apenas grelhados de bom peixe e marisco) regados com a saborosa cerveja "Laurentina" e ou a 2 M., demos um passeio de barco até ao mar alto.

Um dia para recordar com saudade!








Dia 23- Terça-Feira, pelas 11H00, depois de já ter chegado de Portugal a nossa amiga Nita (Maria de Jesus), seguimos no voo da LAM, para NAMPULA.

Aguardava-nos a Maria José Baptista, que estava muito feliz por voltar a rever as amigas de "outros tempos".
Depois do almoço , já com a Mini-bus com motorista, seguimos rumo à praia de Fernão Veloso em Nacala, onde ficámos neste lindo resorte, "NEPALA".


E no dia seguinte, fomos comer o bom peixe fresco e grelhado no Restaurante "Baía Azul" pertencente a um filho mais novo do Pedro Pinto e demos uma volta pela cidade onde verifiquei que está mais limpa que há 5 nos atrás.




e vimos os sempre lindos... embondeiros




Dia 25 seguimos viagem para a tão desejada praia das Chocas. Ficámos no resorte "CARRUSCA", numa picada a uns 4 kms. A Nita quis ver as duas casinhas que foram do pai (que estavam bem cuidadas), antes de seguirmos para a "nossa grande palhota" no Resorte.




A paisagem para as Chocas, como poderão constactar é fabulosa, com a mistura do verde dos coqueiros e o azul do céu e do mar...


Lagostins grelados nesse dia, pois era o aniversário da Ilda Santos. A Nita aproveitou logo para encomendar ao pescador, caranguejos para o dia seguinte. Uma "barrigada"......

Logo pelas 7 horas da manhã do outro dia, já alguns estavam na praia, pois a água estava uma maravilha!
O jovens Pedro e Lídia, admiraram-se por o mar estar tão quentinho logo tão cedo. Águas do Índico!
O almoço foi num restaurante onde a Nita "descobriu"com alegria uma nova prima (o tio tinha deixado por lá suas "marcas"...). Muito interessante.
Depois do almoço ainda fomos até à Ilha de Moçambique, que não sei se voltará a ser o que era...



Mas... a vista do mar...

é sempre eternamente bela!!!



SÁBADO, 27 regressámos a Nampula, pois já tínhamos o jantar "prometido" em casa da Maria José e José Baptista. Um banquete, claro! Até leitão teve. E um grande bolo no final com os dizeres:
"BEM-VINDOS A NAMPULA, 
AMIGOS DO ANTIGAMENTE,
que muito nos sensibilizou.










Depois... "descobrimos" mais um amigo da nossa E.I.C. o Remtula Jivá, que tinha regressado de novo.

Foi passar connosco o dia aos "Montes do Nairuco", a uns Kms de Nampula, onde almoçámos . Também ele nos convidou para um jantar de caril na Segunda Feira em sua casa, dia em que o Taborda chegava para uma visita ao Norte.



Foram momentos de muita amizade, carinho e de muitos "mimos" por parte de todos.

Obrigada Jivá pela amizade

e pelas deliciosas atas no final do jantar....





E fomos visitar a "nossa" antiga Escola - E.I.C.
























Em Vilanculos...