segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DE NACALA e LUMBO A FERRAGUDO - (re)encontros


Com que emoção começo a ver o meu Blog a dar os seus "frutos"...
Os "macuas"de Nacala, vão-me (re)descobrindo e os encontros começam a acontecer...

Foi a 13 Maio de 2008 que Aurora Belchiorinho, prima do José Patacola de Nacala,começou a deixar comentários no meu Blog.
Depois de algum tempo e troca de e.mails, combinámos encontrar-nos para nos conhecermos,em Ferragudo (onde costumo passar as férias).
Aconteceu em 5 de Dezembro de 2009.
Como falar de África sempre nos "encanta", a empatia é uma certeza.
Por isso, o nascimento de uma nova amizade!






Em 11710/2008- Rui Monteiro, filho mais novo da D. Alice e Sr. Monteiro da Brigada de Portos, que me perguntou se eu era a filha do Oliveira da Brigada, etc...

6 de Abril de 2009, a Sara Cabral, filha do Toninho, um bom amigo que já nos "deixou", publicou o seu comentário. Tive pena que não tivesse fornecido o seu contacto para a poder conhecer.

Em 2009 o Victor Agostinho da foto da minha Primária... também me contactou e já veio ao 2º encontro dos Nacalenses em Espinho.

11/12/2009- Artur Tavares no Brasil, dizendo que também tinha ido para Nacala em 1968.

2010- a Lena Costa reviu-se nas meninas da Primária do Lumbo. Uma alegria para ela e para mim também. Combinámos que nos iríamos encontrar em breve. Entretanto já me mandou fotos antigas e actuais da sua família.

27/03/2010 - Olinda Gil (filha do Gil Alves), depois de troca de e.mail, combinámos encontrar-nos este Verão em Ferragudo, já que é Professora no Alentejo. Aconteceu em 10 de Julho. É uma simpatia de pessoa, como não poderia deixar de ser...
Aqui deixo a foto para recordar este lindo momento!








Verão de 2009- Isabel Maria Morais, hoje professora a trabalhar em Macau, deixou uma mensagem dizendo que também passou por  Nacala no tempo da minha instância. Este ano ao vir de férias a Portimão, combinámos reencontrar-nos em Ferragudo o que aconteceu a 29 de Julho, conforme foto abaixo.











22.11.2010 - Michelle Wellenkamp, filha do piloto da barra na altura da Independência, nascida na Ilha de Moçambique e que também me quis conhecer! Uma ternura de pessoa.
O "encontro" realizou-se a 4 de Dezembro na residência de seus pais em Leiria.

Como é bom "encontrar" pessoas que têm as mesmas afinidades que nós, os mesmos "cheiros" e "sabores tropicais", o poder recordar os "belos momentos passados em África"!  
Que dizer das" amizades sinceras, duradouras", nascidas no isolamento das grandes distâncias...
Tudo isto e muito mais...que só entende quem viveu em África.

KANIMAMBO AMIGAS(OS) ATÉ SEMPRE!


e...

Setembro de 2011, encontrei-me com a Lena (do Lumbo) e o seu simpático marido.
Foi um prazer este reencontro como não podia deixar de ser.

Também no início de 2016, encontrei mais um antigo colega da escola do Lumbo, que "descobriu" este Blog e me quis contactar.
É o Mário  Freitas que está actualmente a residir em Portimão. Como tenho casa em Ferragudo, logo se combinou o encontro.  Gostei de o rever e de conhecer a esposa.

Aqui fica a foto do casal simpático.

4 comentários:

Olinda disse...

Olá Elisa
O teu blog tem dado bons frutos e é cada vez mais lido por todos os que querem recordar ou conhecer Nacala.
Gostei muito de vos conhecer e escrevi também um post sobre o nosso encontro.
Continuação de Boas Férias!
Beijinhos aos dois.

Paula Lopes disse...

O Rui Monteiro ensinou-me onde ficava este delicioso cantinho.Não sou filha de Nacala,ia lá quase todos os fins de semana,mas laços sentimentais e afectivos me ligaram para sempre a essa fabulosa terra.Euera namorada do irmão mais velho do Rui(Adolfo)falecido num brutal acidente em Março de 1975 na estrada entre Nacala e kissemajulo(não sei se é assim que se escreve).
Parabéns pelo seu biog.Através dele ,revivi com emoção Nacala.Bem haja por este cantinh!

flores umbelina disse...

Olá Elisa
Hoje arranjei um bocadinho de tempo para ir ao tempo blog, sabes senti saudades, e ao ver algumas fotos com as tuasamigas deNacala verefiquei a a tua Goiabeira está enorme, que maravilha, isto é só para te dizer, há quanto tempo que não vou aí? Tenho saudades vossas beijos grandes Flores

lena costa disse...

Olá Elisa
Primeiro quero-te dar os parabéns pelo lançamento do teu livro,tive pena de não poder ir,mas estava a passar mal,e tu sabes o motivo.
Gostei muito de te reencontrar ao fim de tantos e tantos anos,obrigada pela foto publicada no blog.e parabéns pelo sucesso dele.
BEIJINHOS