sábado, 7 de março de 2009

APÓS A REFORMA - PROJECTO TECLAR

Gostaria agora de falar, de outra faceta da minha vida.

Sempre gostei de estudar- o meu pai dizia muitas vezes:  deve-se aprender até morrer.
Após a reforma, inscrevi-me na Academia de Cultura, em várias disciplinas.Em finais do ano escolar de 2006, uma amiga professora, falou-me num projecto que andava a decorrer havia já um ano na E.S.E.L (Escola Superior de Educação de Leiria) e que iria reiniciar em Setembro desse ano. Chamava-se PROJECTO TECLAR - ensinar e aprender entre gerações com tecnologias. Tinha a interacção de uma Escola Primária (alunos do 4º ano).
Isso entusiasmou-me muito e em Setembro desse ano, fui com o meu marido, ao primeiro dia de aulas e ficámos!
A professora, de nome Joana Viana, era a criadora do Projecto. Uma jovem muito simpática, que logo nos acolheu muito bem. Já tinham um Blog. (projectoteclar.blogspot.com) onde todos participavam e que achámos muito rico. Iríamos aprender também, a fazer um Blog e a inserir imagens.

Por isso mesmo, aqui estou eu,  num Blog próprio que comecei em Maio de 2007.

No Projecto daquele ano, entrava a Escola Paulo VI (com a professora Conceição Silveirinha) e o projecto : era constituído por, estudar as 7 Maravilhas de Portugal,  (a serem votadas em Junho 2007). 
Os alunos e os mais idosos foram divididos em grupos. O meu grupo estudou "O Convento de Cristo em Tomar" e entre as alunos acabei por me afeiçoar á Jéssica (pois senti que ela precisava muito de carinho e compreensão). O ambiente na sala era óptimo e começou a criar-se uma relação muito boa entre todos os colegas.
.

No Ano lectivo de 2007/08, o Projecto abrangeu a Escola B da Cruz da Areia , Turma 4D (com a professora Conceição Coelho e mais três estagiárias).
O estudo neste ano foi: A Carta da Terra- Agenda XXI. 
Aqui as crianças eram tratadas pelos "mais pequenos" e nós "Os mais crescidos".
O meu grupo era composto pelo "crescido" Carlos Curado e os "pequenos" :António Rola, Francisco Miguel, João Miguel e João Vitor.
Tema a tratar : "PROTECTORES DA NATUREZA- animais em via de extinção (o lince, o falcão, o urso polar e a lontra).
Decidimos que iríamos apresentar este trabalho em PowerPoint. Era mais uma coisa que eu gostava de aprender e que teria mesmo de o fazer. Os trabalhos foram apresentados na própria Escola, no dia 23 de Fevereiro 2008, com os pais dos alunos, familiares e amigos e esteve muito bem nas suas diversas vertentes: Blog,  P. Point, criação de um livro e dramatização.
Foi uma grande festa, que terminou com um lanche e muita alegria. Nesta ligação, criaram-se amizades e todos sentem já saudades deste Projecto que dizem irá terminar no mês de Maio p.f.(?!) Como foi gratificante ter entrado neste audacioso Projecto da Joana, que é uma ternura a ensinar esta "geração dos que sendo reformados, querem aprender as novas tecnologias...







No ano escolar de  2008/2009 na ESEL, começou com um novo projecto.
Os antigos alunos, que aderissem, teriam aulas ás Quartas-Feiras de manhã, e na parte de tarde seriam colaboradores com a Professora Joana, numa turma para iniciados (os caloiros do 60+), neste mesmo projecto de,  aprendizagem das novas Tecnologias. A nossa turma seria dividida, em grupos de três,para e não ser preciso irmos todos, ás quartas feiras de tarde.
Também iríamos começar uma nova experiência,já que desta vez seria com crianças do 1ºD (antiga 1ª classe) ou seja, os mais pequeninos que estão a começar a aprende a ler e escrever, na mesma Escola do Ano anterior, ou seja a Cruz da Areia e Professora São.
De inicio, iremos contar-lhes lenga-lengas, fazer rimas e adivinhas. Posteriormente em grupos, iremos reinventar uma história partindo do tema:

"As histórias que por aqui passam... As histórias que são nossas"!

E aqui fica o grupo que comigo vai "trabalhar":



crescidos:
Graciete, Ilídio; Elisa.-
 pequenos:
Ana Carolina, Mª João e João Miguel.


O Meu Grupo decidiu chamar-se: "OS FOFINHOS".


Depois de termos criado a história "UM DIA PASSADO NA FLORESTA", decidimos fazê-lo em Photostory, com imagens da Internet, desenhos feitos pelas crianças e gravação das vozes de todos nós.

Hoje dia 30 de Maio de 2009, foi o "GRANDE DIA" :

Fez-se a apresentação de todos os trabalhos, dos seguintes grupos:
"Maravilha"; "O Céu"; "Os Palhaços"; " Os Fofinhos"; "Os Golfinhos" e por fim o "Nemo".

Estiveram presentes também os alunos antigos do 4 D da Cruz da Areia, (agora na quinta Classe) que nos quiseram fazer surpresa e "matar saudades".

A fotografia tirada no último dia de aulas (20/05/09) com o nosso grupo, no jardim da ESECSL- Leiria.

24 de Junho de 2009:


E para terminar , a informação do TECLAR, direi com muita pena ...
 Acabou!

Claro que tudo tem um fim!

Desta vez,  o nosso TECLAR, terminou definitivamente.

Embora muito tristes, a Professora Joana despediu-se dizendo que, foi muito bom, todos tínhamos aprendido e criado relação. Para não desistirmos de nos encontrar, de comemorar, mas que o Projecto ia mesmo acabar. Ela com o Mestrado a acabar, irá começar com o Doutoramento e outras etapas da vida, irão acontecer certamente.


O que lhe podemos desejar é que tenha boa sorte, pois sentimos que foi mesmo muito bom para todos os que a conheceram e trabalharam neste "belo projecto", como eu sempre disse.


Esta a é a foto que tirámos no encerramento do Ano lectivo e do Projecto (24/06/09).




5 comentários:

av-lai disse...

Naõ iria nunca imaginar ver tão linda descrição e fotos tão maravilhosas duma terra que me é tão querida . Lá nasceu a minha primeira filha ,batizada na Catedral de Nossa Senhora em NAmpula.Também dei aulas em Nacala e em Murrupula mas 10 anos depois da colega .lindas prais e gentes que eu nunca esquecerei... naõ consigo descrever quantas saudades sinto e como fiquei feliz ao ler r ver tudo o que escreveu .MUITO OBRIGADA BOA PASCOA .

Macua de Nacala disse...

Que pena não se ter identificado...
Se lêr este comentário, por favor deixe o seu contacto.

Obrigada

Elisa Pinto

Isabel Fonseca disse...

Olá Elisa!

Tem aqui um lindo blogue de recordações!
Boa sorte para o trabalho final com os pequenos da Cruz da Areia!

Beijinho,
Isabel Fonseca

Sara Abreu disse...

Olá Elisa
Gostei muito, continua pois todas estas recordações dão-nos muita alegria pois, como o velho ditado diz "recordar é viver".
Recordar Nacala é maravilhoso, obrigado por este belo blog
Bj.
Sara Abreu

Sara Abreu disse...

Olá Elisa

Gostei muito de todas estas recordações as fotos são lindas e como "recordar é viver" fiquei feliz.
Obrigada
Bjs
Sara Abreu