quarta-feira, 2 de setembro de 2009

AMIGOS DE NAMPULA e NACALA (da minha infância)




Quem se lembra destas caras lindas do BNU-Nampula, na despedida do Gerente Celso Paiva, em 1972?
Começando pelo lado Esquerdo em pé:
Ivone Rente Coelho; Liliete; Ondina G.Carvalho; Guida Dias; Graça Abrantes; Linda; Ivone Machado; Ivone Campos; Mª dos Prazeres; Elisa Baptista; Marília; esposa de Carlos Andrade; ?? ; filha do Dr. Casimiro; Elisa Pinto (eu).
em baixo: Marinela; Ana Maria; Zita Santana; Irene Barriga.



................................................
Depois de eu ter organizado o encontro dos amigos estudantes de Nampula, pensei começar a procurar os colegas do B.N.U. Nacala e Nampula. Consegui “reencontrar” a maioria através dum colega que esteve no Serviço de Pessoal do Banco em Lourenço Marques ( o Furtado) e que tinha a listagens dos nomes e grande parte das moradas. ”Uma riqueza”…



Marquei o encontro para o dia 28 de Março de 2oo9 e esteve para não se realizar por haver poucas inscrições até uns 15 dias antes. Houve quem me desse “uma força” para não desistir e realmente achei que valeu a pena. Os que vieram foi porque eram realmente meus amigos:


Ana Martelo; Carqueijeiro (Tóbé); Euclides Guerra; Fernando Figueiredo; Guedes Costa; João P. Oliveira; José Morais; Manuela Ferrão; Maria Conceição; (Concha); Maria Prazeres; Mugeiro; José Pereira Baptista; Joaquim Pires Claro; Rocho de Almeida; José Rosa Alves; Santana Fernandes; Manuel S. Resende; Teresa Magalhães.
Houve como sempre, pessoas que não se viam desde aqueles “belos tempos”…


Só por isto já tinha valido a pena este encontro.


Foi uma tarde bem passada onde teve programa cultural (o Coral Cantábilis a que pertenço, encantou-nos, com alguns momentos musicais muito agradáveis).
Depois deste convívio pensei:
Só falta mesmo "redescobir" os meus amiguinhos de infância de Nacala. Já lá vão mais de 50 ANOS, será muito difícil realizar este sonho!
Encontrar principalmente os "amiguinhos da Escola Primária", conforme foto abaixo:



Mas… como não sou mulher para desistir, tive a felicidade de este ano , ir ao "encontro de estudantes de Nampula", que se realizou em Mira no dia 25 de Abril.

A amiga Dalila (que era de Nacala também), chamou-me e disse-me que andava lá uma pessoa com uma foto na mão a perguntar se havia alguém de Nacala, no encontro, para saber se conheciam alguma pessoa daquela foto??!!
Quando me aproximei e vi a foto (a mesma que eu tenho com os alunos e Professora de Noronha no Ano de 1955/56) e olhei para o crachá que ele tinha ao peito: “Ferrer”- nem queria acreditar, que estava ali um antigo aluno da Escola Primária de Nacala.


Abraçámo-nos e logo o conduzi a outra pessoa que lá estava e era daquele tempo: a Isabel Carmo Almeida. Os dois abraçados, choraram de alegria e emoção.


Perguntei –lhe se sabia de mais alguém ao que me respondeu que apenas sabia que o Genito (Eugénio Cortez), era advogado em Lisboa. Para mim já era muito. Através de uma amiga advogada e com o nome completo, através da ordem de Advogados, lá chegaria. E assim foi.
Nem sei o tempo que estivemos ao telefone quando lhe liguei…
-“como me descobriste”?!foi a pergunta fatal.
Por ele logo soube da irmã e mais outro amigo e por um se chega a outro e mais outro e cá vou eu organizar mais um encontro de amigos “MACUAS”…
Andamos todos “eufóricos” com o reencontro que esperamos seja muito bom.
Tenho muita pena que ninguém saiba do paradeiro das minhas amiguinhas Isabel Vasconcelos (filha do piloto da barra de Fernão Veloso) e Lurdes Santos mais conhecida por Milú Patalica que dizem ter emigrado para a África do Sul (quem sabe se um dia as voltarei a vêr...)


A Professora D. Madalena
e algumas das meninas em 1957.
Ao fundo a Sara Abreu.
A 1ª é a Belita Cortês. Quem são as outras???
(quem souber p.f. pode-me dizer??)

Finalmente chegou o dia “D”.
O dia tão esperado por todos nós que já nem se conheciam.

Como foi bom!

A Belinha Estorninho, por exemplo.
Estava eu em frente às Piscinas Municipais, (onde combinei o encontro) para quem quisesse,fazer um pequeno passeio pela baixa de Leiria junto ao Rio Lis.

Eu tinha um chapéu branco na cabeça e o Sol estava abrasador (cerca de 31º). Parou um carro e alguém saiu de dentro que me disse a sorrir: “Sou eu sou”.
Reconhecia e abraçámo-nos de emoção mas, ao mesmo tempo rindo com muita alegria. A filha mais velha que veio com ela disse-me:
"Só poderia ser a Elisa, com ar feliz e de chapéu na cabeça, como uma Africana"!
Que delícia de comentário…

O dia estava muito quente.e abafado. No Restaurante “ O Casarão, na Azoia”, os que iam chegando, ninguém pensava nos aperitivos que tinham à frente debaixo das sombras das árvores e de um lindo jardim. As emoções eram muito fortes. O “recordar” tempos idos e olhar para aquelas caras um pouco desconhecidas?! que algumas só recordamos da nossa menenice, mas que ao mesmo tempo pareciam que nunca tinham deixado de existir nas nossas vidas...

A Sara Abreu e a Belita Cortês com a minha irmã Mabilia, que tinham sido muito amigas em crianças, não deixavam de falar, falar... , recordando as brincadeiras de infância. Havia que reatar o tempo perdido...

Como gosto de fazer as minhas “surpresas”, preparei para depois do nosso repasto, um Photostory com as fotos de infância que tinha, com música Moçambicana, que a todos comoveu. Depois foi a vez de eu cantar as minhas quadras e ler um bonito poema Africano, alusivo a Angola, mas que eu adaptei para um Poema Moçambicano ...

Houve fotos, risos, alegria e muita “música tropical”, que levei para recordar.

Também houve momentos de alguma lágrima “escondida” que teimava em aparecer, quando a dada altura o amigo Genito e a Isabel Almeida, pediram a palavra.
Ele recordando a infância, disse coisas “lindas” que me emocionaram, e porque algumas são um elogio não devo aqui transcrever ( também lembrou que foi o meu pai quem construiu a 1ª Escola Primária de Nacala em 1953). A Isabel referiu sobretudo ;"toda a família Oliveira", mas que os meus pais sempre foram amigos de todos (recebiam em casa tanto o "Sr.Engenheiro", como o “simples operário”). Que o meu pai era transmissor de valores e de união entre a Família. Que prezava muito a nossa amizade."
E terminou depois com um elogio ao meu marido que muito apreciei:

- "O Pinto é o homem da retaguarda, que ajuda na sombra".
- E finalizou desta forma:
- "Atrás duma grande mulher está sempre um grande homem"!
E é bem verdade...
- Sem ele, eu não seria a mesma Elisa”!






- Agradeço a Deus este momento que proporcionei a todos que puderam vir.
O Carlos Ferrer que mora em Espinho, ficou de dar continuidade a este 1º grande acontecimento.
E vou deixar abaixo as quadras feitas que cantei, para recordar…


A "grande surpresa e revelação" foi o Genito Cortez tocar tão bem viola.


Como as senhoras são muito "vaidosas", quiseram tirar uma foto sem os homens (estão bem felizes, podem crer.)




O grupo que se reuniu passados mais de 50 anos... São eles:
-Isabel C.Almeida, Suzete Monteiro, Elisa Oliveira; Mabília Oliveira, Isabel Estorninho, Anabela Cortez, Carlos Ferrer, Sara Abreu, Eugénio Cortez, João Meireles e Alice Rosa.









Acima ficaram registadas em fotos, diversos momentos do nosso convívio.

Aqui em baixo fica o vídeo com as fotos da Infância, feito para a ocasião...






13 comentários:

Sara disse...

Elisa

Penso que estou nesta foto mesmo a trás da Prf. Madalena.

Patríciangélico disse...

Há muito tempo que não lia um blog assim. Que me deixasse tão arrepiada de emoção e com tanta vontade de conhecer um país que nunca foi meu, mas que admiro muito. Adorei as fotos antigas (sou apaixonada por recordações de outros tempos, encontros e desencontros)e as descrições. Adoro África. E quando a si, eu já sabia que era muito especial, mas nunca pensei que tivesse mais este dom. Obrigada por ter cruzado o nosso caminho. Um beijinho muito grande. Patrícia Angélico (4º equipa CPM)

Sara Abreu disse...

Elisa mais uma vez quero agradecer,não esquecerei o dia 26 de Setembro de 2009 e só espero que este dia tenha sido o primeiro de muitos outros.
E não há dúvidas que a Isabel tem toda a razão quando disse "por detrás de uma grande mulher há sempre um grande homem".
Bjs
Sarita para os Macuas

Maria da Cruz disse...

Olá,Elisa!

Há já uns tempos que não visitava o seu blogue,mas quero dizer - lhe que fiquei contente por ver este vídeo com todas as suas amigas de infância que teve em Moçambique!
Afinal conseguiu publicar o vídeo! ainda bem , pois nós gostamos de vez em quando mostrar as nossas raízes e recodações do passado!
Parabéns e um Santo Natal para si e toda a família.
Um beijinho da colega e amiga
Maria da Cruz

Margarida disse...

Amiga Elisa:

Então como é?

Deixou de escrever no seu blog,
deixe-se de preguicite e marcar presença também no do Teclar.

Vamos lá ver, ficarei a espreitá-lo até porque a Elisa tem muito assunto para nos contar!

Bjs
Margarida

Anónimo disse...

nasci em porto amelia fui para nacala com 5 anos hoje tenho 40 e vivo em monçao- viana do castelo -- tanta gente que queria saber por onde anda sera que conhecem o fernando abrida motoqueiro filho do silva da vaca isso la pelos anos 73,74 queria encontrar varias pessoas da minha infancia antes do 25 de abril mila tavares de lima

Olinda disse...

Olá Elisa

Também eu passei a minha infância em Nacala e encontrei o seu blogue quando pesquisava sobre a minha terra e suas tradições.
Adorei o seu blogue.
Beijinhos

Olinda disse...

Olá Elisa

Venho aqui deixar um post sobre o nosso encontro em Ferragudo.


http://sol.sapo.pt/blogs/olindagil/archive/2010/07/12/DE-NACALA-A-FERRAGUDO.aspx


Beijinhos aos dois.
Olinda

Mélita disse...

olá Elisa

Também eu passei a minha infância em Nacala, fomos vizinhas e amigas, fique maravilhada quando e encontrei o teu blogue.A minha terra e suas tradições.
Adorei
Beijinhos

Mélita

Anónimo disse...

olá amiga Elisa
Fiquei maravilhada com o teu blogue.
Também eu passei a minha infância em Nacala,terra maravilhosa, infancia feliz, fomos vizinhas, lembras-te?Recordei tudo com muita saudade.
Adorei
Beijinhos para ti e para todos teus

Mélita

cesaltina duarte disse...

Olá Elisa,
Que maravilha o seu video, os meus parabens, foi com muita pena que não pude ir ao vosso encontro com os amigos macuas em Peniche, sei que falou de mim com a Dalila, o que eu agradeço. Agora uma curiosidade, nós conhecemo-nos de certeza eu vi no video fotos do casamento da Gina e Agostinho,eles foram meus colegas de profissão e meus amigos, ainda este mês falei com eles e eu também estava nessas fotos, repare numa rapariga de cabelo muito curtinho, vestido longo, tenho essas fotos no Face book, um abraço e muitos parabens pelo seu lindo trabalho.

Anónimo disse...

Macuas, sou de uma geração um pouco mais recente, mas vi que a Mélita escreveu e pergunto se não é a Mélita Ferreira, filha da Profª. Mª da Luz Ferreira, que foi prof de uma irmã minha, vi também escrito sobre o Abridas, motoqueiro que tinha grande rivalidade com o Acácio Martins, sobrinho do Sr. Martins da Cidade Alta, isto tudo claro noa anos 69 a 74, é que tenho 50 anos e isto tudo deixou-me muito interessado, já agora a minha Profª. era a Nazaré. A todos um grande abraço.

Armando Cardoso disse...

Olá vizinha.
Conheci-vos, lembra-me do Farinha e do futebol de salão no Ferroviário, lembro-me do Real Maiaia.
Conheci o abrida, os Martins lá de cima, o padre Machado, a professora Albertina e depois a prof Lurdes, mãe do Afonso Henrique.
Andei na Escola primária lá de baixo e depois na nova.
Lembro-me da Lurdes, da Joana, da Dalila,da Isabel Mimoso,da Ana Maria Morais nossa vizinha, dos Ferrinho, dos Antonniotti e ...
Chamo-me Armando Cardoso