segunda-feira, 19 de abril de 2010

AVENTURA EM ÁFRICA - REVIVER MOÇAMBIQUE








No dia 20 de Março de 2010, Sábado, partia de Lisboa com destino ao Maputo, um pequeno grupo de amigos para a "viagem das suas vidas".
Alguns havia já mais de 35 anos que não voltavam...Emoções fortes, alegria e... muita expectativa.








Maputo - Praça Mac-Mahon




Agora com este bonito Casino...(junto à marginal)







A caminho da Costa do Sol...







Porquê, chamar-lhe "uma aventura em África"?!

Sim, agora é quase uma "aventura" fazer o que fizémos, ir do Norte ao Sul em "mini-bus"(Beira/Maputo), para conhecermos outras praias, outras paisagens e outras "gentes", como por exemplo, Vilanculos e Inhambane (a terra da boa gente) e levar 10 ou 11 h para fazer 400/500Kms, etc...

Embarcámos inicialmente apenas 7, mas o grupo era constituído por oito: eu e marido, Ilda Santos e dois filhos (a Lídia e o Pedro, que se integraram muito bem no grupo), a Maria João F.Lopes o Carlos Matos que era de António Enes, mas amigo da Ilda da Faculdade, e por fim a Maria de Jesus M. Ferreira que só poderia embarcar dia 22 (Segunda).
Gastar o mínimo e ver muito, era o nosso lema...




Alugámos um Mini-bus para o grupo de 8 que andava sempre carregadinho (cheio de bagagem que ía aumentando com as compras), principalmente da Maria Jesus, que queria ajudar "todos nas suas pobrezas" e se entusiasmava com tudo, porque "belo, e barato" (conchas, pau preto, pau rosa, castanha de caju, capulanas).

A pedinchice da garotada é muita e põe-nos indispostos, porque não nos largam, quase forçando-nos a comprar alguma coisa.Mas, como eu sempre digo: a paisagem, os cheiros, a fruta saborosa, o calor, as belas praias, enfim tudo que é natureza, estão lá (embora a desilusão seja grande) ao vêr uma cidade que era linda, florida, de ruas largas e paralelas, bem deliniada, agora tão cheia de buracos e buracões, com lixo por todo o lado, não apetecendo mesmo andar a pé. É realmente uma tristeza para quem volta!

As minhas amigas desiludiram-se com a sua terra, que era chamada NAMPULA a linda cercada de belas serras, como esta.





 



A minha" Nacala, aqui ao lado....

estava um pouco melhor












A Escola Primária







A praia de Fernão Veloso



(vistas do complexo)

Não poderei no entanto deixar de referir que "os antigos", amigos ou apenas conhecidos são, ou melhor, continuam a ser, como nossos "anjos protectores". Querem receber-nos, facilitam-nos a vida, sentimo-nos "em casa" e podemos contar com eles.
Por isso irei começar por contar as "peripércias" mais interessantes e mostrar também coisas novas......

No Domingo dia 21 o grupo, foi almoçar ao Restaurante CRISTAL, no Maputo, com o Manuel da Cruz Viola, o João Taborda e irmã Ema e ainda o Paulo Pires Teixeira que também lá se encontravam.

Uma festa!


E fomos passear pelo:

Jardim dos namorados...





E andámos nos lindos "Tuc-Tuc"

( Mini taxi para passear pela cidade)...


No dia 22 decidimos alugar um jeep e com o João Taborda ir até ao Bilene, onde depois da praia, dum bom almoço, (apenas grelhados de bom peixe e marisco) regados com a saborosa cerveja "Laurentina" e ou a 2 M., demos um passeio de barco até ao mar alto.

Um dia para recordar com saudade!








Dia 23- Terça-Feira, pelas 11H00, depois de já ter chegado de Portugal a nossa amiga Nita (Maria de Jesus), seguimos no voo da LAM, para NAMPULA.

Aguardava-nos a Maria José Baptista, que estava muito feliz por voltar a rever as amigas de "outros tempos".
Depois do almoço , já com a Mini-bus com motorista, seguimos rumo à praia de Fernão Veloso em Nacala, onde ficámos neste lindo resorte, "NEPALA".


E no dia seguinte, fomos comer o bom peixe fresco e grelhado no Restaurante "Baía Azul" pertencente a um filho mais novo do Pedro Pinto e demos uma volta pela cidade onde verifiquei que está mais limpa que há 5 nos atrás.




e vimos os sempre lindos... embondeiros




Dia 25 seguimos viagem para a tão desejada praia das Chocas. Ficámos no resorte "CARRUSCA", numa picada a uns 4 kms. A Nita quis ver as duas casinhas que foram do pai (que estavam bem cuidadas), antes de seguirmos para a "nossa grande palhota" no Resorte.




A paisagem para as Chocas, como poderão constactar é fabulosa, com a mistura do verde dos coqueiros e o azul do céu e do mar...


Lagostins grelados nesse dia, pois era o aniversário da Ilda Santos. A Nita aproveitou logo para encomendar ao pescador, caranguejos para o dia seguinte. Uma "barrigada"......

Logo pelas 7 horas da manhã do outro dia, já alguns estavam na praia, pois a água estava uma maravilha!
O jovens Pedro e Lídia, admiraram-se por o mar estar tão quentinho logo tão cedo. Águas do Índico!
O almoço foi num restaurante onde a Nita "descobriu"com alegria uma nova prima (o tio tinha deixado por lá suas "marcas"...). Muito interessante.
Depois do almoço ainda fomos até à Ilha de Moçambique, que não sei se voltará a ser o que era...



Mas... a vista do mar...

é sempre eternamente bela!!!



SÁBADO, 27 regressámos a Nampula, pois já tínhamos o jantar "prometido" em casa da Maria José e José Baptista. Um banquete, claro! Até leitão teve. E um grande bolo no final com os dizeres:
"BEM-VINDOS A NAMPULA, 
AMIGOS DO ANTIGAMENTE,
que muito nos sensibilizou.










Depois... "descobrimos" mais um amigo da nossa E.I.C. o Remtula Jivá, que tinha regressado de novo.

Foi passar connosco o dia aos "Montes do Nairuco", a uns Kms de Nampula, onde almoçámos . Também ele nos convidou para um jantar de caril na Segunda Feira em sua casa, dia em que o Taborda chegava para uma visita ao Norte.



Foram momentos de muita amizade, carinho e de muitos "mimos" por parte de todos.

Obrigada Jivá pela amizade

e pelas deliciosas atas no final do jantar....





E fomos visitar a "nossa" antiga Escola - E.I.C.
























Em Vilanculos...

5 comentários:

maria Aurora Patacola belchiorinho disse...

Elisa deve ter sido muito bonito, eu gostaria de viver essa aventura...só tu mesmo com a tua coragem !!!!!!!!!!. Continua assim amiga.Quem sabe se um dIA NÃO ME CONVENCES!!!!!!!!BEIJINHOS

flores umbelina disse...

Querida amiga que maravilha,bem até me vieram as lágrimas aos olhos de alegria.Como eu gostaria de ter estado nesse grupo a visitar a minha terra, e é como tu dizessó o cheiro,enche logo a barriga.Estou a aguardar o dia em que tu faças outra excurção e eu o meu mialheiro para poder lá ir.Adorei mas quero ver mais fotos.Beijos grandes de saudades Flores e Tomané.Gostamos muito de vocês amigos do coração.

Maria Adélia disse...

Olá Elisa!
Que surpresa encontrá-la por aqui, com esta viagem a Moçambique...
Há tanto que ando a pensar embarcar numa aventura assim...
Mas por enquanto vou lendo as que vão aparecendo pela net.
Continue a deliciar-nos com os seus textos tão bem dispostos.
Um abraço
M.Adélia (cunhada da Fernanda)

Olinda disse...

Querida Amiga
Venho sempre ao seu blogue para recordar a nossa querida Nacala.
Quem me dera fazer essa viagem.
Beijinhos

Olinda disse...

Obrigada pela fotografia da escola primária de Nacala.
Fiz um post no meu blogue:
http://sol.sapo.pt/blogs/olindagil/archive/2010/05/19/A-minha-escola-prim_E100_ria-em-Nacala.aspx