sábado, 26 de maio de 2007

Anos 19554/55 LUMBO e 1955/77 - NACALA

A minha 1ª Comunhão

1954 no Lumbo:


Sou a 2ª a comungar.






1ª Comunhão e Profissão de Fé com todo o grupo


Esq./dir
-Mabília, Elisabete Dias, ? Lúcia Alves,
?, Ana Maria Amorim, Elisabete Lima, Maria (filha Afonso), Elisa, ? Natália  Oliveira e Lena Martins.
O rapaz é o Mário de Freitas


26/06/1954 Clube Ferroviário -Lumbo 1954

Da a Dir/esq.:
Sou a 2ª menina.; a 3ª é a Elisabete Dias,
depois o Albano(?) a 11ª é a Natália Oliveira
, José Fernando, ? Carlos Andrade depois
a Lena Martins, Rui Ribeirinho e
Elisabete Lima ? Manecas, ?











Alunos e Professores no Lumbo- 1953? (foto cedida por Mário Freitas)














Os 1ºs alunos da Escola de Nacala
 em 1953.
(foto cedida pelo Genito Cortes)













(Foto cedida pela Alice Rosa)

Nacala em 1954:

 A professora está a andar.
A Alice Rosa está de pé.






1953- " Os mais crescidos são" :
Esq./dir. Alice, Genito e irmã, Belita
Cortes











Esq/dir.:
- ?  Isabel, Milú, Ana Maria, Belinha  Estorninho e o irmão António .
Seabra e...













1956
Esq/dir. Eduarda, Suzete, Natália(em frente dela o Carlitos Oliveira e  Mª Clara (Telá), Alice Rosa e pai, Elisa  e Mabília Oliveira e a irmã da Suzete (Anabela).




Escola Primária em Nacala 1956 com a Prof. "Noronha"
Em cima Esq./dir.

Isabel Vasconcelos; Mabília e Elisa Oliveira;
Bébé Cabral; Alice Rosa, Eduarda Piedade (Nita);
Fernando Seabra; Eugénio Cortês (Genito);
Victor Agostinho; José Patacola; Toninho Cabral
Em baixo: Isabel Estorninho(Belinha); Ana Maria
? ; Anabela Cortês (Belita); Ica Cabral; João Meireles; Guta Cabral; ? Carlos Ferrer




10.06.1957 - Elisa em "La violetera"


Em baixo:

Suzete Monteiro

e Ana Maria






Nampula em 26.04.1959
Marcha da E.I.C.
Esq./dir.- Antonieta Dias; Lila Maria; Mª da Conceição; Elisa Oliveira ; Edite Rodrigues e Natália Oliveira





Banda da Escola em "Kanimambo"



Solistas: Adelaide; Armanda e Elisa

No Parque Felgueiras e Sousa
Nampula 1962
A criança é Belita (minha sobrinha)Elisa; Elisabete; Mª José e Mª José Freitas

No Bairro Muala- Nampula- 16/06/1963




Esq.João Rebelo; Maria Jesus; Nita; Mabília; Lino; Mª José; Elisa; Elisabete e Madail Mandes
crianças: Rui e Lena ; Belia e São




05/05/1963 na Ilha de Moçambique

No riquechó:
Mª Jesus; Maria Rosário
Elisa











Na praia "Tonecas"na Melala em 1969
eu com a Lee Choi Há













Páscoa de 1976


Ao pé da Igreja:


Frei Marcos; Irmã Clarisse;


Os meus pais; irmã Modesta e o


Catequista











Agosto de 1976
Nacala
Na despedida das minhas
filhas para Portugal
ao lado da minha casa


















8 comentários:

Luísa Mendonça disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luísa Mendonça disse...

Olá,
Obrigada pela visita ao meu blog... A minha mãe anda a fazer cá uma campanha de publicidade! Ver as suas fotos de Moçambique fez-me recordar os álbuns antigos lá de casa, de um tempo e espaço que não vivi (fui a única dos seis filhos que já nasceu na "metrópole"). Ainda assim, acalento a esperança de um dia lá ir... Um abraço.

Joana disse...

Olá Elisa!!
O seu blog está fascinante,com todas as fotografias, memórias, lembranças e recordações que lhe vão na alma...
Deveria continuar a mantê-lo, recheando com todas as suas habilidades e diferentes participações na sociedade: desde o coro com as suas letras musicais, os versos que escreve lindamente, a organização de eventos e iniciativas, a gestão de pessoas e todas as suas experiências!

Continue!
Beijinho grande!
Joana

Sarah disse...

Olá Elisa.
O meu Nome é Sara cabral e sou a filha mais velha do Toninho..encontrei o seu blog por acaso e adorei ver a foto em que ele aparece com os meus tios..obrigada por esta lembrança!
Beijinhos

Mª de Jesus disse...

Querida Amiga
Consultar o teu blog, foi uma autêntica romagem de saudade aos anos felizes da nossa meninice, adolescência e vida maravilhosa naquela terra que nos viu nascer e crescer, e que nunca se apagará da nossa memória e do nosso coração!....
Continuamos a amá-la como «nossa», ainda que os interesses obscuros da política nos tenham «obrigado» a deixá-la bruscamente,no meio de tantos tormentos e dificuldades como documenta o teu testemunho, mas que o tempo e a tenacidade foram esbatendo.
Lá ficou «tudo» o que era nosso e constituiu a «matriz» do que hoje somos,daí que permaneça em quase todos os que lá nasceram ou viveram, este «amor incondicional» por uma terra virgem e selvagem, da qual só trouxemos recordações...
e que tu, talentosamente inspirada, conseguiste registar neste teu blog!!! Parabéns!
Continua, que é maravilhoso poder relembrar pelo relato das tuas vivências e fotografias, os locais, as pessoas e os amigos que nos são comuns!!!
Xi-coração da amiga
Mª. de Jesus

Olinda disse...

Olá Elisa
Gostei muito de ver as praias da minha infância. Lembro-me dessa praia do Tonecas que nos fins dos anos 60 e princípios de 70 se chamava também praia do Sousa. Foi a única praia que vi em que cresciam árvores dentro do mar e que subíamos para depois saltarmos para a água.
Obrigada pelas memórias.
Beijinhos

AMORIM disse...

D.ELISA.
ESCREVO-LHE DE NACALA ONDE VIVO HÁ 23 ANOS E A SRA ME FEZ ARREPIAR COM O SEU BLOG POIS EU NÃO VIVI CÁ NOS TEMPOS, MAS TENHO-ME REALIZADO NALGUNS CAMPOS NESTA BELA TERRA,E CONTINUO A SABOREAR AS BELAS PRAIAS E NÃO SÓ..RESIDI 15 ANOS NA CIDADE ALTA E AGORA VIVO NO MATO EM MUXILIPO (QUINTA COM 700 HA.... ESTÁ ABERTO O DESAFIO SE DESEJAR SABER ALGO DESTE PRINCIPIO DO MUNDO...DISPONHA.
CUMPRIMENTOS.
TIAGO AMORIM

Unknown disse...

Olá Elisa!
Por mero acaso, apesar de há longa data tentar, encontrei o teu blogue...
Sou o Mario de Freitas...
Tenho tentado encontrar os nossos amigos do tempo do Lumbo e não consigo...
Gostaria de falar contigo.
Se possível contacta-me
marioafreitas@gmail.com