segunda-feira, 21 de maio de 2007

Pretende este Blog, contar vivências de África e inserir fotos, principalmente do Norte de Moçambique, Nacala e Nampula, locais da minha infância. Partilhar com os meus amigos da Escola Industrial e Comercial Neutel de Abreu de Nampula, a amizade e a alegria que aquele País nos proporcionou e que dura até aos nossos dias.

Pretende ainda contar o porquê de eu estar a viver em Leiria e de todo o percurso após o regresso a Portugal

18 comentários:

Anónimo disse...

Elisa
Adorei a tua ideia
Força continua a dar noticias e relatos da tua vivencia não só da outra banda de lá mas também desta banda
Gostei.Vou sempre lendo, mas vivo na calada da noite. Ainda estou no activo, mas espera trabalhar pouco tempo mais. Um grande abraço para vós da amiga Gaby.

Anónimo disse...

jlkpiMeus Amigos;
É na verdade surpreendente o facto de, passados tantos anos e sobretudo tantas dificuldades, conseguirem um memorial como aquele que aqui nos apresentam.Parabéns!.
Deus Vos dê saúde para continuarem a complementar o vosso blog com o mesmo entusiasmo.
As vossas lembranças de África fascinam-me.Embora em condições diferentes e país diferente, recordo Àfrica com muita nostalgia.Um mundo apaixonante.
O Amigo
Vampiro da Guiné

Unknown disse...

aqui macuadenampula
comunica muito feliz
adivinhando novos tempos
Parabens
voltarei

Maria da Cruz disse...

OLÁ ELISA e JOÃO!Acabei de visitar o seu blog e quero dar-lhe os parabéns por tudo o que acabei de ler, vendo que adorou a sua vida nas terras de ÁFRICA!Mas a vida tem destas coisas, e o destino encaminhou-os para a cidade do LIZ, onde tiveram de refazer a vosso vida!
Desejo as maiores felicidades para o casal PINTO e toda a vossa família.
Um beijinho para o casal da colega e amiga.
MARIA DA CRUZ

maria Aurora Patacola belchiorinho disse...

Gostei do que li, é de louvar a sua atitude perante a vida e não desanimar nunca. Eu vivi em Quissimajulo, Nacala, o meu marido estudou em nacala e em Nampula, está na foto o nome dele é José António Cristo Patacola e não João Manuel Patacola, por acaso lembra dele, eu não mais soube dele, não sei se é vivo ou morto, nunca se adaptou a viver em Portugal. Se tiver meios de saber se ele ainda se encontra em Moç. diga. Felicidades M.A.Patacola

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

gosto imenso de ler esta narrativa de Nacala, pois é exactamente assim, pois eu vivi lá alguns anos, mais precisamente em Quissimajulo,na machamba do sr. patacola, se lembrar dele diga, é bom rever ou reler ou relembrar o que foram esses tempos...não é? Responda-me sim? Aurora

Anónimo disse...

Olá , vi agora o vosso blog e gostei bastante tambem tenho no pensamento voltar a nacala , pertenco a familia Monteiro , era vizinho dos vossos pais em nacala.
Gostaria de falar mais um pouco com voces, para falarem comigo podem adicionar, ruimanuelvieramonteiro@homtail.com
um abraço.

Anónimo disse...

Olá queridos tios.
Gostei muito de ver o vosso blog.
Encontrei-o por acaso enquanto navegava por/em Moçambique.
De vez em quando dá-me umas saudades!
Apesar de ser Coca-Cola e Laurentino ainda me lembro de algumas coisa de quando estive em Nacala (1965?), como por exemplo o laço que levei ao vosso casamento e que está cá na minha casa, em Torres.
Beijinhos
Rui

Margarida disse...

Olá casal Pinto:
sabia que tinham o vosso blog há bastante tempo, mas sabe como é, nunca me lembrava dele?- Confesso?
Mas de repente nasceram alguns novos blogs pessoais, criados com a ajuda da Joana e tenho andado a correr e a dar umas espreitadelas e vi que está o vosso também?
Claro que já fiz comentários a todos, até para se fazerem experiências e vi que o vosso está recheado de muitas vivências!
Agora passaremos a ter mais um desafio e com muita" responsabilidade".
A colega.
Margarida

jonelois disse...

Olá Elisa
Visitei o seu blog porque estava a fazer um portfólio e necessitava de matéria,e porquê?
Porque nasci em Nampula em 1949 e precisava de fotos e outros testemunhos que podessem reforçar o que necessito dizer.
Foi com muita satisfação e alegria que acedi a este blog que me deixou fascinado pela forma com se exprime. Gostava de poder "trocar" um pouco do meu passado com fotos e/ou outros dizeres para juntar mais a cor da chama que nos une.
Como o poderei fazer?
Bem-haja
João Luís Silva

jonelois disse...

Olá Elisa
Visitei o seu blog porque estava a fazer um portfólio e necessitava de matéria,e porquê?
Porque nasci em Nampula em 1949 e precisava de fotos e outros testemunhos que podessem reforçar o que necessito dizer.
Foi com muita satisfação e alegria que acedi a este blog que me deixou fascinado pela forma com se exprime. Gostava de poder "trocar" um pouco do meu passado com fotos e/ou outros dizeres para juntar mais a cor da chama que nos une.
Como o poderei fazer?
Bem-haja
João Luís Silva

Maria da Graça disse...

Olá

Sou a Graça Sousa que vive em Mirandela. Foi com imensa pena que não fui ao vosso convívio, para o qual fui convidada insistentemente. Meu marido, o colega Mário Machado de Sousa, já estava bem mal nessa altura. entretanto já faleceu.
Espero poder ir ao almoço do dia 17.
Gostei imenso do blog. Também tenho muitas fotos de Nampula.
Faço gosto em divulga-las caso estejam interessados.
Um abraço
Graça

Macua de Nacala disse...

gostaria de poder responder a Aurora Patacola e ao Joao Luis Silva. Só que não me deixando contacto (mail ou nr. telefone), não saberei como responder. Não tenho meios...
Se lerem este comentário p.f. entrem em contacto comigo pelo meu e.mail, que está no meu perfil.

Obrigada

Elisa

Unknown disse...

Nasci em Porto Ameli em 63. em 68 os meus pais mudaram para Nacala. Eu tenho poucas fotos, mas a memoria e muito boa. Nos tinhamos um bar restaurante na rua principal que descia ate a rotunda. lembro que tinha uma varanda grande na frente.fecava do lado esquerdo em direçao ao porto. O meu pai era conhecido como Lima. Em 73 eu, minha irma e minha mae fomos para Portugal. Meu pai ficou para tentar vender alguma coisa do que la tinhamos mas acabou sendo preso pela frelimo e acabou fugindo ajudado pelo chefe de policia cujo nome ja nao lembro.foi para Portugal e depois viemos todos para o Rio (Brasil).Meu pai (Lima) minha mae (Lourdes) ja faleceram e minha irma esta a morar em Moçao (Minho).estava eu a procurar fotos de Nacala quando achei o seu blog. Adorei a narrativa. eu tambem estudei na mesma escola e fiz a prineima comunhao na mesma igreja. um abraço. contatos para o meu email artturttavares ig.com.br

Olinda disse...

Olá Elisa

Eu sou a filha mais velha do sr. Gil, contabilista, dono da loja Africarte na avenida. O meu pai já faleceu mas devia conhecer-vos. Eu fiz a escola primária em Nacala (1969-74) e quando vim para a Metrópole em 75 andava já no ciclo de Nacala.
Obrigada pelas recordações.
Beijinhos

jose silva disse...

Gostei do que li. Nasci em Nacala 1961 e vivi até 1974. Sou o josé Silva. Os meus pais tinham uma loja e um pequeno restaurante em Fernão Veloso . Estudei com as filhas do padeiro ( Srº Gonçalves ) a Ilda e a Filomena e o carlitos filho do Srº Martins. Nunca mais os vi. Gostaria de os ver. O meu Mail - Jose_casimirosilva@sapo.pt

Anónimo disse...

Antes de mais nada quero dar os meus parabens a Macua de Nacala.
Encontrei este blog quase por acaso e gostei imenso pois fez-me recordar lindos tempos da minha juventude. Que saudades!!!
Estive a cumprir serviço militar em Nampula, como enfermeiro, no hospital Militar de Maio 1970 a Agosto de 1972.
Sempre lá quiz voltar e há uma série de anos que tinha ideia de ir visitar (Moçambique) ou alguns lugares por onde passei (Nampula, Beira, L.ço Marques, Montepuez), mas não me foi possivel até agora, o que lamento, pois presentemente com os problemas Frelimo-Renamo, acho que não vai ser fácil tão cedo! Infelizmente.
Bem haja por este trabalho.